sábado, 27 de agosto de 2011

Plano de aula 6


Plano de aula
Escola ....
Professora Titular: 
Série/Ano:                                Turma:
Data:
Objetivos
·         Ler e interpretar o texto dos numerais;
·         Desenvolver a motricidade fina através de desenho e pintura;
·         Somar o que é pedido;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
Conteúdos
·         Leitura e interpretação textual;

·         Motricidade fina;

·         Soma;
·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
Procedimentos
         A professora iniciará a aula passando no quadro um texto sobre os numerais (anexo 1), em seguida entregará uma pequena interpretação textual e junto também irá desenvolver uma interdisciplinaridade colocando a matemática junto (anexo 2).
         Para finalizar a aula os alunos vão desenhar algo envolvido com a historia dos numerais.


























(anexo 1)
Numerais
O galinheiro está todo vazio, a família inteira foi passear ao rio.
Um galo está escondido atrás da cabaça, porque a Dona Raposa ainda ia à caça.
Duas vacas leiteiras param de trabalhar e bebem xarope para a tosse passar.
Três patos no charco jogam a bola, a ver quem mete gol com o pé ou com a tola.
Quatro pintinhos vão patinar.
Cinco leitõezinhos estão muito rosados a tomar café.
Seis ovelhas já um pouco velhinhas, todas reunidas, comiam lentilhas.
Sete eram as cabras, que grande festança, vinham dum banquete e encheram a pança!
Oito cavalos foram galopar até a mercearia, biscoitos a comprar.
Nove touros bravos foram-se esconder só porque faz frio e começou a chover.
Dez ratinhos espertos, com grandes narizes quando dançam juntos ficam felizes.




















(anexo 2)
1.     Responda:
a)    Quatro pintinhos vão? _______________
b)   Oito cavalos foram? ________________
c)    Três patos jogam? _________________
d)   Seis ovelhas comiam? _______________
e)   Duas vacas bebem xarope para o que passar? _______________
2.    Resolva:
a)    10 ratinhos + 8 cavalos + 4 pintinhos?
b)   2 vacas + 3 patos + 7 cabras?
c)    1 galo + 6 ovelhas + 9 touros?








Projeto de trabalho dos planos de aula 6 a 10

Projeto de trabalho: Dia dos Pais
Escola ......
Professora Titular: 
Eixo Temático: Dia dos Pais
Série/Ano:                               
Data:
Justificativa:
         Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
         Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Objetivos:
·         Aproveitar o momento da troca de livro na biblioteca;
·         Calcular os cálculos matemáticos;
·         Colaborar nas atividades sobre o dia dos pais e aniversário da escola;
·         Completar os numerais que estão faltando;
·         Confeccionar um cartão para a comemoração do dia dos pais;
·         Desenvolver a motricidade fina através de desenho, recorte, pintura e colagem.
·         Desenvolver técnicas do vôlei. 
·         Desfrutar a leitura e a escrita dos números até 40;
·         Entender a explicação sobre sistema de numeração decimal;
·         Escrever os numerais;
·         Ler e interpretar o texto “Ser Pai”;
·         Ler e interpretar o texto dos numerais;
·         Localizar no dicionário palavras de não sabemos o significado junto à professora;
·         Ordenar a ordem crescente e decrescente dos números;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
·         Perceber a hora de utilizar as regras de convivência;
·         Reconhecer habilidades e dificuldades em si e nos colegas.
·         Reconhecer o significado de ser pai;
·         Resolver os cálculos matemáticos;
·         Somar o que é pedido;

Conteúdos:
·         Cálculos matemáticos;
·         Comemoração aniversário da escola;
·         Dia dos pais;
·         Dificuldades nas palavras;
·         Educação física;
·         Escrita dos numerais;
·         Fundamentos básicos do vôlei (saque, manchete e toque). 
·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
·         Laboratório de informática;
·         Leitura e escrita dos números até 40;
·         Leitura e interpretação textual;
·         Motricidade fina;
·         Numerais
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Regras de convivência;
·         Sistema de numeração decimal;
·         Soma;
·         Troca de livro na biblioteca;
·         Vocabulário;

Estratégias:
·         Discussões sobre o tema abordado;
·         Ensaio da música dia dos pais;
·         Folhas xerocadas;
·         Leituras;
·         Sala de informática;
·         Sala de jogos;
·         Textos;


Avaliação:
            Será através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante a realização das atividades propostas em sala.

Plano de aula 5

Bom pessoal, este vou ter que digitar novamente, acabei perdendo, mais de qualquer jeito irei continuar postando outros! beijos... logo, logo postarei o plano 5 aqui!

Plano de aula 4


Plano de aula
Escola ....
Professora Titular: 
Série/Ano:                                Turma:
Data:
Objetivos
·         Ler e interpretar o texto;
·         Elaborar um título para o texto;
·         Responder as questões;
·         Desenvolver a motricidade fina, através do desenho e pintura;
·         Armar e resolver as adições e subtrações;
·         Observar e descobrir os valores;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
Conteúdos
·         Leitura e interpretação textual;


·         Motricidade fina;

·         Adição e Subtração;


·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
Procedimentos
         A professora iniciará a aula entregando uma folha onde os alunos deverão elaborar um titulo, em seguida responder umas questões de interpretação textual e fazer um desenho sobre o texto (anexo 1).
         Para finalizar a aula, entregarei uma folha com atividades de matemática, onde os alunos deverão armar e resolver as adições e subtrações, em seguida  deverão observar os preços e ajudar a Ana a descobrir as respostas (anexo 2).












(anexo 1)
1.     De um nome para nosso texto:
______________
O valente trem de ferro
Quando na estação chegou
Na carreira que ele vinha
No caminho não parou.
2.    Responda:
a)    Onde o trem chegou?
b)   Onde o trem não parou?
c)    Que nome podemos dar para o nosso texto?
d)   Tire do texto palavras com RR.

3.    Faça um desenho sobre o texto:







(anexo 2)
4.    Arme e resolva as adições e as subtrações:
a)    6+3=____                           b)  8-2=____                           c)  5+5=____



         d)  9+2=____                           e)  9-2=____                           f)  10-3=____


5.    Observe os preços e ajude Ana a descobrir:
            

            bola                                                    caderno
           7 reais                                                 3 reais

a)    Qual é o preço da bola e do caderno juntos? _____ reais.
b)   Quanto a bola custa a mais do que o caderno? _____ reais.
c)    Se ela comprar 2 cadernos, quanto vai gastar? _____ reais.
d)   Se ela comprar 1 caderno e pagar com uma nota de 5 reais, quanto vai receber de troco? ______ reais.

Plano de aula 3


Plano de aula
Escola ....
Professora Titular: 
Série/Ano:                                Turma:
Data:
Objetivos
·         Ler e interpretar o texto;
·         Elaborar um título para o texto;
·         Responder as questões;
·         Identificar as palavras que está faltando no texto e completar;
·         Formar uma frase com a palavra pedida;
·         Completar a tabela com os números que faltam;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
Conteúdos
·         Leitura e interpretação textual;




·         Formação de frase;

·         Números de 0 a 30;

·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
Procedimentos
         A professora iniciará a aula passando no quadro um texto, onde os alunos deverão elaborar um titulo, em seguida passará umas questões de interpretação textual, dará o texto para completem, após pedirá que formem uma frase com a palavra “levar” (anexo 1).
         Para findar a aula, entregarei uma folha para que completem uma tabela, onde irão relembrar os números de 0 a 30 (anexo 2).












(anexo 1)
1.     De um nome para nosso texto:
______________
Chupei uma laranjinha
A semente joguei fora
Da casca fiz um barquinho
Pra levar o meu amor embora.

2.    Responda:
a)    O texto está falando sobre o quê?
b)   De quem era a semente que foi jogada fora?
c)    O que foi feito com a casca da laranjinha?

3.    Complete:
Chupei uma _____________
A _____________ joguei _______
Da _________ fiz um _________
Pra levar o meu ________ embora.

4.    Escreva uma frase com a palavra “levar”.










(anexo 2)
5.       Complete a tabela com os números que falta na ordem do menor ao maior.
0

2

4

5

7

9



13


16

18


21


24


27


30