sábado, 27 de agosto de 2011

Projeto de trabalho dos planos de aula 6 a 10

Projeto de trabalho: Dia dos Pais
Escola ......
Professora Titular: 
Eixo Temático: Dia dos Pais
Série/Ano:                               
Data:
Justificativa:
         Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
         Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Objetivos:
·         Aproveitar o momento da troca de livro na biblioteca;
·         Calcular os cálculos matemáticos;
·         Colaborar nas atividades sobre o dia dos pais e aniversário da escola;
·         Completar os numerais que estão faltando;
·         Confeccionar um cartão para a comemoração do dia dos pais;
·         Desenvolver a motricidade fina através de desenho, recorte, pintura e colagem.
·         Desenvolver técnicas do vôlei. 
·         Desfrutar a leitura e a escrita dos números até 40;
·         Entender a explicação sobre sistema de numeração decimal;
·         Escrever os numerais;
·         Ler e interpretar o texto “Ser Pai”;
·         Ler e interpretar o texto dos numerais;
·         Localizar no dicionário palavras de não sabemos o significado junto à professora;
·         Ordenar a ordem crescente e decrescente dos números;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
·         Perceber a hora de utilizar as regras de convivência;
·         Reconhecer habilidades e dificuldades em si e nos colegas.
·         Reconhecer o significado de ser pai;
·         Resolver os cálculos matemáticos;
·         Somar o que é pedido;

Conteúdos:
·         Cálculos matemáticos;
·         Comemoração aniversário da escola;
·         Dia dos pais;
·         Dificuldades nas palavras;
·         Educação física;
·         Escrita dos numerais;
·         Fundamentos básicos do vôlei (saque, manchete e toque). 
·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
·         Laboratório de informática;
·         Leitura e escrita dos números até 40;
·         Leitura e interpretação textual;
·         Motricidade fina;
·         Numerais
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Regras de convivência;
·         Sistema de numeração decimal;
·         Soma;
·         Troca de livro na biblioteca;
·         Vocabulário;

Estratégias:
·         Discussões sobre o tema abordado;
·         Ensaio da música dia dos pais;
·         Folhas xerocadas;
·         Leituras;
·         Sala de informática;
·         Sala de jogos;
·         Textos;


Avaliação:
            Será através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante a realização das atividades propostas em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário