Plano de aula
Escola .......
Professora Titular:
Série/Ano: 2º Turma:
Data:
Objetivos · Valorizar a mensagem de boas-vindas; · Ler em voz alta o nome do colega; · Citar uma palavra que comece com a mesma letra do nome de seu colega; · Reconhecer as letras do seu nome; · Identificar a sua letra inicial e o números de letras; · Construir um cartaz para ordenar seu nome em ordem alfabética; · Desenvolver a motricidade ampla através da brincadeira proposta; · Participar da aula com interesse, respeito e atenção. | Conteúdos · Acolhida; · Leitura; · Letras; · Numerais; · Ordem alfabética; · Motricidade ampla; · Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção. |
Procedimentos
A professora iniciará a aula passando no quadro uma mensagem de boas-vindas (anexo 1), logo após irá convidar os alunos para fazer uma dinâmica (anexo 2).
Em seguida a professora pedirá que os alunos identifiquem a letra inicial e o número de letras do seu nome com os colegas e após em seu caderno.
Ex: S T E P H A N I E
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Assim que concluírem a atividade proposta à professora confeccionará um cartaz com os alunos colocando os nomes em ordem alfabética.
Para findar a aula, a professora fará um Bingo do Nome (anexo 3), em seguida dará aos alunos uma folha A4 para que os alunos façam um desenho livre.
(anexo 1)
“Fazer o melhor significa
esforçar-se para,
por onde se passa,
deixar marcas de alegria
e de otimismo,
sempre com o espírito
de solidariedade e
de compreensão.”
Que bom que você está aqui conosco!
Vamos nos divertir muito juntos!
(anexo 2)
Balão dos nomes
Material: Balão
Procedimentos:
Entregar um balão para cada aluno e colocar dentro um papel com o seu nome. Solicitar que o encham pensando nos seus desejos para esse segundo semestre.
Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:
a) Balão em cima da cabeça
b) No meio das pernas
c) Na mão direita/esquerda
d) Nas costas
e) Ombro com ombro (em duplas)
f) Joelho com joelho
g) Etc...
No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra. Por exemplo:
"Eu peguei a Ana e ela é Alegre.
O Beto é bonito."
Depois que todos leram, pegar o papel com o seu nome, identificar a letra inicial e o número de letras. Formar grupos de crianças que tenham:
a) A mesma letra inicial
b) O mesmo número de letras
c) Mesmo número de sílabas
d) Mesma letra no final do nome
e) Etc...
Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:
a) Balão em cima da cabeça
b) No meio das pernas
c) Na mão direita/esquerda
d) Nas costas
e) Ombro com ombro (em duplas)
f) Joelho com joelho
g) Etc...
No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra. Por exemplo:
"Eu peguei a Ana e ela é Alegre.
O Beto é bonito."
Depois que todos leram, pegar o papel com o seu nome, identificar a letra inicial e o número de letras. Formar grupos de crianças que tenham:
a) A mesma letra inicial
b) O mesmo número de letras
c) Mesmo número de sílabas
d) Mesma letra no final do nome
e) Etc...
(anexo 3)
Bingo do Nome
Materiais: 1 folha de oficio, feijões e balas.
Procedimentos: Cada aluno irá escrever seu nome em uma cartela de papel. A professora sorteia as letras e os alunos identificam, pintando as que estão em seus nomes. Quem completar ganha uma bala. Prosseguir até que todos completem suas cartel
Nenhum comentário:
Postar um comentário