sábado, 27 de agosto de 2011

Plano de aula 7


Plano de aula
Escola ...
Professora Titular: 
Série/Ano:                                Turma:
Data:
Objetivos
·         Perceber a hora de utilizar as regras de convivência;
·         Entender a explicação sobre sistema de numeração decimal;
·         Desfrutar a leitura e a escrita dos números até 40;
·         Resolver os cálculos matemáticos;
·         Aproveitar o momento da troca de livro na biblioteca;
·         Ordenar a ordem crescente e decrescente dos números;
·         Participar da aula com interesse, respeito e atenção.
Conteúdos
·         Regras de convivência;

·         Sistema de numeração decimal;

·         Leitura e escrita dos números até 40;

·         Cálculos matemáticos;
·         Troca de livro na biblioteca;

·         Ordem crescente e decrescente;

·         Hábitos e atitudes: interesse, respeito e atenção.
Procedimentos
         A professora iniciará a aula perguntando se os alunos sabem quais são as regras de convivência, no decorrer entregará uma folha com as regras de convivência (anexo 1). Em seguida passará no quadro uma pequena explicação sobre sistema de numeração decimal (anexo 2).
         Após a conclusão das atividades iremos à biblioteca trocar os livros de leitura em casa.
         Para findar a aula a professora entregará uma folha com exercícios para os alunos façam e tirem suas dúvidas (anexo 3).













(anexo 1)
Sempre peça por favor!
Abriu? Feche!
Desarrumou? Arrume!
Sujou? Limpe!
Pediu emprestado? Devolva!
Não é seu? Peça emprestado!
Prometeu? Cumpra!
Sempre diga Obrigado!






(anexo 2)
Sistema de numeração decimal
Conceito:
·         Algarismo: São os símbolos  0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9. Os algarismos são usados para representar números.
·         Numeral: Chama-se a qualquer representação de um número.
·         Ordem: À posição que o algarismo ocupa num numeral.
·         Classes: As ordens agrupam-se em classes, cada classe é formada por três ordens.
1
2
5
C
D
U
Ø  Unidades   ( U )
Ø  Dezenas    ( D )
Ø  Centenas   ( C )
24 à Vinte e quatro
44 à Quarenta e quatro
            
                    6 0       ordem unidade                                                                 ordem dezena






















(anexo 3)
Leitura e escrita dos numerais até 40.

1.      __________________________
2.    __________________________
3.    __________________________
4.    __________________________
5.    __________________________
6.    __________________________
7.    __________________________
8.    __________________________
9.    __________________________
10. __________________________
11.  __________________________
12. __________________________
13. __________________________
14. __________________________
15. __________________________
16. __________________________
17. __________________________
18. __________________________
19. __________________________
20.__________________________
21. __________________________
22.__________________________
23.__________________________
24.__________________________
25.__________________________
26.__________________________
27.__________________________
28.__________________________
29.__________________________
30.__________________________
31. __________________________
32.__________________________
33.__________________________
34.__________________________
35.__________________________
36.__________________________
37.__________________________
38.__________________________
39.__________________________
40.__________________________



Resolva:
5 + 3 =                  9 + 7 =                  10 + 20 =               30 – 10 =               27 – 7 =      
5 – 8 =                  10 – 2 =                 3 + 8 =                  18 + 5 =                 25 + 5 =      
25 – 8 =                17 – 9 =
        
         Coloque em ordem crescente e decrescente:

CRESCENTE     à  30,____, 32, ____, 34, ____, 36, ____, 38, ____, 40.

DECRESCENTE à   ____, 39,____, 37,____, 35, ____, 33, ____, 31, ____.


Nenhum comentário:

Postar um comentário